Nota de Falecimento do Prof. Dr. Almiro Blumenschein

Foto clássica dele (à esquerda) trabalhando com a Profª Barbara McClintock, a qual faz parte da coleção oficial do U.S. National Library of Medicine - Profiles in Science.

Tal qual o genoma que se silenciou ou como uma flor que se encerrou, assim fechou seu ciclo vital o Professor Almiro Blumenschein . Nascido em São Paulo em 1931, formou-se Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP em 1954, como primeiro colocado de sua turma. Excepcionalmente obteve dois títulos de doutorado, o primeiro em 1957 pela ESALQ-USP, trabalhando com orquídeas e o segundo em 1961 pela University of North Carolina nos EUA, trabalhando com milho sob orientação de Barbara McClintock (Prêmio Nobel, 1983), com quem manteve estreito laço de cooperação, culminando no seminal trabalho “The Chromosomal Constitution of Races of Maize” (1981) onde foram descritas citologicamente todas as raças de milho das Américas. Ao Prof. Blumenschein também é atribuída a catalogação de 1500 espécies de orquídeas. Vinculou-se ao Departamento de Genética da própria ESALQ-USP em 1957, onde estabeleceu o Laboratório de Citologia [atualmente CYNGELA - Cytogenomics and Epigenetics Laboratory]. Sua linha de pesquisa principal era a citogenética, mas teve grande contribuição na botânica e na fitotecnia. Orientou 16 dissertações de mestrado e 13 de doutorado, e que, devido as demandas da agricultura e do melhoramento genético cobriram uma ampla gama de espécies de importância agronômica que incluíram o café, o algodão, as plantas forrageiras, as hortaliças, além de microorganismos e animais silvestres. Com um perfil empreendedor arrojado, foi um dos professores que propuseram a criação do CENA, com projeto apresentado a douta congregação da ESALQ-USP em 1961. Também teve participação central na primeira gestão da recém criada EMBRAPA, atuando como Diretor-Executivo entre 1973 e 1978. Sua inserção internacional foi marcante pela presença em orgãos de relevância mundial como o CGIAR - Consultative Group for International Agricultural Research [Vice-Presidente], CIMMYT - Centro Internacional de Mejoramiento de Mays y Trigo, CIAT - Centro Internacional de Agricultura Tropical [Board of Trustees], WARDA - West Africa Rice Development Association [Presidente], IRRI - International Rice Research Institute [Board of Trustees], AGRD - Agency for Agricultural Research and Development [Diretor de Projeto], WINROCK - Winrock International e McKnight Foundation. No cenário nacional atuou em diferentes orgãos, projetos e fundações, com destaque para sua presidência a frente da FUNAPE - Fundação de Apoio à Pesquisa UFG, no Ministério da Educação, na CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba, no CNPAF - Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão, no CNPq, no IBICT - Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, entre outros. Foi professor na Universidade Federal de Goiás e encerrou sua atuação profissional por motivos de saúde na FACLIONS - Faculdade Lions. Ao longo de sua vida recebeu várias distinções de mérito, com o Distinguished Service in the Cause of Human Welfare (1981), a Comenda do Rio Branco do Governo Brasileiro (1981), a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Cientifico do Governo Brasileiro (1996), a Medalha do Mérito Cientifico do Governo do Estado de São Paulo (2000) e foi por duas vezes reconhecido por Relevante Contribuição a Indonésia - Indeco du y  P.T Mitra Tanipelo - pelo Ministério da Agricultura (1992). Orgulhava-se de ter recebido como homenagem a nomeação do laboratórios de aulas prática do Departamento de Genética da ESALQ-USP como Sala Almiro Blumenschein (2004). Seu legado científico, que se conecta a vida de Barbara McClintock, talvez seja hoje, o único no mundo em atividade através da linha de pesquisa em citogenética do Departamento de Genética da ESALQ-USP. Perpetua-se assim sua contribuição científica, mas muito além disso, será sempre lembrado no esplendoroso florescer de uma Cattleya blumenscheinii.

Outubro 29, 2019