PALESTRAS DAS DRAS. NAÍSSA MARIA SILVESTRE DIAS HIPPLER E TATIANA GISELLE GUIMARÃES LOPES

 
O Laboratório de Evolução, do Departamento de Genética da ESALQ, num evento conjuntamente promovido pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada, CENA/ESALQ e pelo Programa de Pós-graduação em Genética e
Melhoramento de Plantas, ESALQ, tem a satisfação de convidá-los para duas palestras gêmeas sobre os problemas e soluções relativos ao ensino da Teoria da Evolução em ambientes escolares fortemente influenciados por idéias criacionistas.
 
Palestrante: Dra. Naíssa Maria Silvestre Dias Hippler
Título: Reflexões sobre a evolução biológica e as idéias criacionistas na formação de professores de ciências: Teoria.
Data: 26 de setembro de 2022 (segunda-feira)
Horário: 16:00 às 16:50
Local: Sala de Seminários, Depto de Genética/ESALQ
 
Palestrante: Dra. Tatiana Giselle Guimarães Lopes
Título: Reflexões sobre a evolução biológica e as ideias criacionistas na formação de professores de ciências: Prática.
Data: 26 de setembro de 2022 (segunda-feira)
Horário: 17:00 às 17:50
Local: Sala de Seminários, Depto. de Genética/ESALQ
 
Sobre as palestrantes:

Tatiana Giselle Guimarães Lopes é Pós-doutoranda do Departamento de Genética – Laboratório de Evolução (ESALQ/USP), Bacharel em Zootecnia (UNESP), Doutora, Mestre e Licenciada em Ciências (USP), especialista em Psicopedagogia (Anhembi Morumbi), Gestão Escolar (USP/ESALQ) e Gestão de Projetos (USP/ESALQ). Associada Profissional do Instituto Pecege, onde orienta alunos dos cursos MBA USP/ESALQ em Gestão Escolar e em Gestão de Projetos. E-mail: tgglopes@usp.br.
 
Naissa Maria Silvestre Dias Hippler é Pós-doutoranda do Departamento de Genética – Laboratório de Evolução (ESALQ/USP), Engenheira Agronônoma pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (ESAPP), Mestre e Doutora em
Ciências (CENA/USP), Especialista em Gestão Escolar (USP/ESALQ) e em Psicopedagogia (Anhembi Morumbi). Associada Profissional do Instituto Pecege, onde orienta alunos do curso MBA USP/ESALQ em Gestão Escolar. E-mail: nsdias@cena.usp.br .

 
Sobre as palestras:

Apesar da indiscutível contribuição da Teoria da Evolução para o entendimento de muitos fenômenos naturais, observa-se que ela ainda é negada por alguns grupos dentro da própria comunidade escolar. Dessa forma, o ensino da biologia evolutiva na escola exige do professor de ciências além de conhecimentos específicos sobre o tema e o uso de metodologias de ensino inovadoras, também o distanciamento de questões teológicas e crenças pessoais.
 
O conteúdo desse encontro surgiu a partir de estudos de pós-doutorado realizados no Laboratório de Evolução do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), que buscaram identificar as percepções de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em relação à biologia evolutiva, a fim de se discutir a inserção dessa temática nas licenciaturas e em sala de aula e se produzir um material de apoio para a formação de professores.
Setembro 22, 2022