Disciplina - detalhe

LGN0215 - Genética


Disciplina de Graduação

Objetivo
A disciplina de Genética tem como objetivo proporcionar aos alunos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal conhecimentos da ciência da genética em dois níveis principais. Inicialmente, através do desenvolvimento de conhecimentos básicos sobre fenômenos, leis, técnicas experimentais e conceitos gerais desta ciência, visa tornar o aluno capaz de analisar e interpretar resultados referentes à herança de caracteres Mendelianos e complexos, em situações de cruzamentos controlados ou não, comumente praticados no contexto de produção agrícola. Em seguida, com o intuito de prover conhecimentos específicos da área das Agrárias, ou de particular relevância para tal, a disciplina visa a introduzir potenciais aplicações dos conhecimentos em genética ao melhoramento de plantas e animais, no tocante à seleção de indivíduos superiores e ao manejo de variabilidade genética no ambiente agrícola. A disciplina visa também dar o embasamento necessário a disciplinas voltadas à conservação de plantas e animais, ou seja, à conservação do meio ambiente. No momento do curso em que está inserida, a disciplina fornece embasamento crítico para a contextualização de conhecimentos a serem adquiridos em disciplinas aplicadas posteriores, fundamentais à capacitação especializada para a atuação de engenheiros agrônomos e florestais no mercado de trabalho.

Programa resumido
Importância e Objetivos da Genética. Genética da Transmissão: herança monogênica e princípios da distribuição independente; interações alélicas e não alélicas; alelos de autoincompatibilidade. Ligação Gênica: recombinação; mapeamento cromossômico. Mutação: mutações de ponto e cromossômicas. Mutação espontânea e induzida. Uso de mutantes na agricultura. Aplicações da Poliploidia. Herança Poligênica e Genética Quantitativa: base genética de caracteres controlados por poligenes; princípios de Genética Quantitativa. Genética de Populações: frequências alélicas e genotípicas; equilíbrio de Hardy-Weinberg; índice de fixação; fatores que alteram frequências alélicas. Coeficiente de endogamia. Desequilíbrio de Ligação. Aplicações de marcadores moleculares. Evolução: seleção natural; teoria sintética da evolução.

Programa
Introdução: Importância e objetivos da Genética de plantas e animais. Genética da Transmissão: Histórico das descobertas de Mendel; 1ª Lei de Mendel; conceitos de fenótipo, genótipo, conceito clássico de gene, metodologia de análise genética clássica (cruzamentos e análise de progênies). Alelismo múltiplo e alelos de autoincompatibilidade em plantas; cruzamento teste; retrocruzamento; interação alélica (dominância, codominância, sobredominância). Aplicação do teste do X2 em Genética. Segregação independente: cruzamentos digênicos, trigênicos, etc...; experimentos de Mendel referentes à 2ª Lei. Recombinação genética: número de genótipos, fenótipos e tipos de gametas possíveis com a alelos e n locos; Interações não alélicas (epistasia); relação entre genes e as vias bioquímicas. Ligação Gênica: Permuta, cromossomos e gametas parentais e recombinantes com genes ligados; provas clássicas de que a recombinação genética corresponde à recombinação cromossômica; símbolos usados para genes ligados; mapeamento genético, cruzamentos envolvendo dois ou mais genes. Mutação: Conceitos e importância; mecanismos de origem, espontâneos e induzidos; mutações de ponto e estruturais; elementos transponíveis; mutações numéricas: poliploidia e aneuploidia; aplicações da poliploidia, incluindo efeito gigas e produção de plantas sem sementes; somática e germinativa; agentes mutagênicos; obtenção de mutantes; uso de mutantes espontâneos e induzidos na agricultura. Herança Poligênica e Genética Quantitativa: Base genética de caracteres controlados por poligenes; contraste entre genes principais (de efeitos maiores) e poligenes e entre caracteres com distribuição contínua e distribuição discreta; médias; variâncias; distribuição normal. Decomposição da variância fenotípica em seus componentes (genético e ambiental). Herdabilidade no sentido amplo; seleção artificial e ganho genético; vigor do híbrido. Genética de Populações: Conceito geral de populações; panmixia; estrutura genética de populações; frequências alélicas, genotípicas e gaméticas em populações panmíticas. Obtenção de frequências alélicas e gaméticas a partir de frequências genotípicas. Equilíbrio de Hardy-Weinberg; uso do teste do X2 para verificar a existência do equilíbrio de H.W; fatores que alteram o equilíbrio: seleção, deriva, mutação e migração. Seleção contra o homozigoto recessivo. Seleção contra um alelo dominante. Conceito de endogamia e autozigose; cálculo do coeficiente de endogamia (F). Conceito de desequilíbrio de ligação. Aplicações dos marcadores moleculares: mistura de sementes. Lei de Proteção de Cultivares. Evolução: Charles Darwin e a “Origem das espécies”; definição darwiniana de seleção natural. Darwinismo e Mendelismo. A Teoria Sintética. Mutação e recombinação; seleção natural; deriva genética aleatória; migração e fluxo gênico. Isolamento reprodutivo e especiação.